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CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes PDF Imprimir E-mail

A primeira CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa de Mococa foi instaurada em 05/08/1978.

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa de Mococa é composta por 16 membros, sendo 08 deles escolhidos pelos colaboradores – através de eleição secreta, e os outros 08 representantes, escolhidos pela Instituição. Estes membros são eleitos e indicados para o mandato de 01 (um) ano.

Esta Comissão tem por finalidade promover a saúde do trabalhador e a preservação da vida, atuando na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

São realizadas reuniões ordinárias mensais entre os membros da CIPA para a discussão e tomada de decisões acerca dos itens de interesse para a saúde e segurança do trabalhador, assim como para definir ações de prevenção. Todas são registradas em atas assinadas por todos os membros presentes.

A atual Cipa da Santa Casa (gestão 2012/2013) é formada pelos funcionários:
- Juliana Paula Gasparino – Presidente (responsável técnica da enfermagem),
- Gerson Colpani – Vice Presidente (pronto socorro),
- Guilherme F. B. Soares (T.I.C.),
- André L. A. Capoano (manutenção),
- Rosilene Aparecida G. Silva (enfermagem),
- Mirtes M.O. Souza (enfermagem),
- Regiane M. Souza (SND),
- Marli C. I. Nascimento (SND),
- Rosana A. Naves Ribeiro (plano de saúde),
- Veridiana Ap. Ceriali (enfermeira),
- Guilherme Morellin (humanização),
- Luciana M. Cândido de Souza (gestão de pessoas),
- Jairo H. Pereira (farmácia),
- Edson Carlos Abelini (recepção),
- Andréa Cabello (secretaria da provedoria),
- Jonathan Daniel de Oliveira (enfermeiro).

Dentre as principais atribuições da Cipa estão:

- Identificação dos riscos do processo de trabalho mediante a elaboração do mapa de riscos, com a participação dos colaboradores e assessoria do SESMT – Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho.

- Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva de problemas de segurança e saúde no trabalho e avaliar as prioridades dessas ações nos locais de trabalho.

- Discutir os acidentes ocorridos.

- Sugerir medidas de prevenção de acidentes ou de doenças do trabalho julgadas necessárias – sugestões de iniciativa própria e também das recebidas dos colaboradores – e encaminhá-las ao SESMT e à Administração da Instituição.

- Promover a divulgação e cuidar para que todos tenham acesso às normas de segurança.

- Desenvolver e colocar em prática ações para despertar o interesse dos colaboradores para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e estimulá-los a adotar constantemente comportamento preventivo e a estar sempre atento ao desempenhar sua função.

- Sugerir e ajudar na realização de cursos, treinamentos, palestras e campanhas para melhorar a atenção e o desempenho dos colaboradores quanto à segurança e saúde no trabalho.

Os membros da CIPA devem estar sempre atentos ao ambiente e condições de trabalho, visando a identificação de situações que possam vir a trazer riscos para a segurança e a saúde dos colaboradores.

SIPAT
Anualmente, a Cipa promove a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. O evento, através de atividades e palestras, visa despertar e manter nos colaboradores a consciência da importância de se promover e manter o bom relacionamento, a segurança e o bem-estar – próprio e coletivo – no local de trabalho e em casa.

A 1ª SIPAT da Santa Casa de Mococa aconteceu em novembro de 2004, de 22/11 a 26/11/2004.

A última SIPAT da Santa Casa aconteceu de 12 a 14 de novembro de 2012, sendo sua 9ª edição.

A programação da 9ª SIPAT foi: segunda-feira, 12/11/12, “Saúde da Família”, com o Grupo Saúde e Vida; terça-feira, 13/11/12, “Economia Individual”, com o contador Júlio Cilino, e quarta-feira, 14/11/12, “Relacionamento Interpessoal”, com o padre Celso Abreu de Jesus. Em todas as noites, ao final das palestras, houve sorteio de brindes e lanche de confraternização.