Logo Santa Casa Mococa
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes PDF Imprimir E-mail

 

CIPA Santa Casa de Mococa

 

A primeira CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa de Mococa foi instaurada em 05/08/1978.

A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Santa Casa de Mococa é composta por 22 membros, sendo 11 deles escolhidos pelos colaboradores – através de eleição secreta, e os outros 11 representantes, escolhidos pela Instituição. Estes membros são eleitos e indicados para o mandato de 01 (um) ano.

Esta Comissão tem por finalidade promover a saúde do trabalhador e a preservação da vida, atuando na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

São realizadas reuniões ordinárias mensais entre os membros da CIPA para a discussão e tomada de decisões acerca dos itens de interesse para a saúde e segurança do trabalhador, assim como para definir ações de prevenção. Todas são registradas em atas assinadas por todos os membros presentes.

A atual CIPA da Santa Casa (Gestão 2017) é formada pelos funcionários:

Nome

Cargo na Cipa

Setor de Trabalho

Elielton Fernando Martins

Presidente

Segurança do Trabalho

Fabiana Pereira da Silva

Vice-Presidente

Farmácia

Andrea Cabello

Secretária

Administração

Allan Rodrigues

2ª Secretário

Pronto Socorro

Adélia Karen P Megale

Tesoureira

Cozinha

Maria Ap. S Bueno

2ª Tesoureira

Contabilidade

Aline Costa Longa André

Efetivo

Tesouraria

Andréia Ap. Tomaz

Efetivo

Enfermagem

Celso Marcos Vieira

Efetivo

Pronto Socorro

Daniele Karen Pacheco

Efetivo

S.A.M.E (Arquivo)

Jair Lourenço Fortunato

Efetivo

Manutenção

José Luiz Ângelo

Efetivo

Portaria

Nádia C. A. Lourenço

Efetivo

Hotelaria

Pedro Santo Carraro

Efetivo

Manutenção

Ana Flávia José de Souza

Suplente

Enfermagem

André Luiz Ap. Capoano

Suplente

Manutenção

Eliana Maria E Mazziero

Suplente

Enfermagem

Fábio Junior Florindo

Suplente

Enfermagem

Juliana Maria Viana

Suplente

Pronto Socorro

Leandro Ap. Ribeiro

Suplente

Enfermagem

Lucas Jason R Pereira

Suplente

Enfermagem

Marília M e Leoncio Rosa

Suplente

Enfermagem

 

Dentre as principais atribuições da CIPA estão:

- Identificação dos riscos do processo de trabalho mediante a elaboração do mapa de riscos, com a participação dos colaboradores e assessoria do SESMT – Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho.

- Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva de problemas de segurança e saúde no trabalho e avaliar as prioridades dessas ações nos locais de trabalho.

- Investigar e Discutir os acidentes ocorridos.

- Sugerir medidas de prevenção de acidentes ou de doenças do trabalho julgadas necessárias – sugestões de iniciativa própria e também das recebidas dos colaboradores – e encaminhá-las ao SESMT e à Administração da Instituição.

- Promover a divulgação e cuidar para que todos tenham acesso às normas de segurança.

- Desenvolver e colocar em prática ações para despertar o interesse dos colaboradores para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e estimulá-los a adotar constantemente comportamento preventivo e a estar sempre atento ao desempenhar sua função.

- Sugerir e ajudar na realização de cursos, treinamentos, palestras e campanhas para melhorar a atenção e o desempenho dos colaboradores quanto à segurança e saúde no trabalho.

Os membros da CIPA devem estar sempre atentos ao ambiente e condições de trabalho, visando à identificação de situações que possam vir a trazer riscos para a segurança e a saúde dos colaboradores.

SIPAT


Anualmente, a CIPA promove a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. O evento, através de atividades e palestras, visa despertar e manter nos colaboradores a consciência da importância de se promover e manter o bom relacionamento, a segurança e o bem-estar – próprio e coletivo – no local de trabalho e em casa.

A 1ª SIPAT da Santa Casa de Mococa aconteceu em novembro de 2004, de 22/11 a 26/11/2004.

A próxima SIPAT será realizada na última semana do mês de novembro (2017), e contará, entre as ações, com algumas palestras, tais como: “Direção Defensiva no Trânsito”, com a equipe da Polícia Militar; “Família”, com o Dr. Sansão Barreto, Juiz de Direito; e “Qualidade de Vida no Trabalho”, com a Terapeuta Bia Maciel. Após cada palestra serão sorteados prêmios e brindes, e contaremos também com gincanas educativas na área de prevenção de acidentes e saúde no trabalho.