Logo Santa Casa Mococa
Classificação de Risco PDF Imprimir E-mail

A classificação de riscos é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco,agravos á saúde ou grau de sofrimento.
No pronto socorro a distribuição dos pacientes é feita inicialmente através de Profissional da Enfermagem (ou Acolhimento) que encaminha os pacientes às áreas específicas seguindo um protocolo baseado na situação/queixa. Os pacientes que necessitarem de assistência imediata serão encaminhados diretamente à Área Vermelha (área de recebimento,avaliação e estabilização de pacientes).

Para melhorar a qualidade do atendimento foi adotado o sistema de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Adotou-se  um sistema de classificação por cores:

VERMELHO: Prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato.
Atendimento imediato dos pacientes graves visando afastar o risco imediato de morte, realização de exames diagnósticos e posterior encaminhamento para tratamento clínico, cirúrgico, observação ou alta.Pacientes com quadro de infarto, dores no peito, politraumatizados,etc.

AMARELO: Prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.Atendimento semi-imediato e que deve ser realizado no máximo em trinta minutos de espera.  É classificado como paciente crítico que necessita de cuidados e permanecerá na unidade até o seu encaminhamento para um especialista ou alta.

AZUL: Prioridade 2 – prioridade não urgente. Consultas de baixa complexidade. É o local dos pacientes com menor risco.Seu atendimento é focado no acolhimento e na classificação de risco, estabelecendo-se uma metodologia para melhor entender as reais necessidades dos usuários,sejam elas de ordem física,orgânica ou subjetiva,uma vez que acreditamos que a urgência também é definida socialmente.
Local de assistência, apoio e procedimentos do pronto atendimento, que ressalta o acompanhante presente,respeito a individualidade e necessidades do paciente.O tempo de permanência estimado para esta unidadevaria de 15min a 03 horas.

VERDE: Destina-se ao atendimento clínico e observação de pacientes em estado não críticos,
procedentes dos consultórios médicos, sala Azul,Amarela ou Vermelha, devendo permanecer em internamento por
no máximo por 24 horas,após é efetivada a internação na Santa Casa ou alta.É permitido um acompanhante
por paciente.