Logo Santa Casa Mococa
Serviço de Nutrição da Santa Casa é equipado com forno combinado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Sex, 06 de Outubro de 2017 13:45

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa de Mococa conta, desde setembro, com um forno combinado. A aquisição desse moderno e importante aparelho se deu graças à parceria com o Grupo Solidariedade, que usou parte da renda dos tradicionais eventos que realiza durante o ano para equipar a cozinha do Hospital com esse forno e uma coifa.

O forno combinado é um produto versátil e de fácil uso, que auxilia em uma série de necessidades na cozinha: assa, frita, regenera, grelha, gratina, descongela, cozinha em banho-maria e a vapor, tudo controlado automaticamente.

cozinha santa casa de mococa

Veja mais fotos

Essa tecnologia proporciona padronização dos alimentos, maior e melhor produtividade; agiliza processos e a comida preparada é mais saudável, nutritiva e apetitosa. Outros fatores importantes: evita desperdícios e gera redução de custos.

O uso do forno combinado no Serviço de Nutrição da Santa Casa é uma grande conquista, em especial porque ele vai possibilitar melhoria na qualidade das refeições fornecidas e gerar economia o que, em tempos de desafios e dificuldades, é imprescindível.

Treinamento No último dia 27 de setembro, aconteceu um treinamento na Santa Casa para as colaboradoras do SND, sobre a maneira correta de utilizar o forno combinado. O Chef consultor, Cleber Penha, da empresa fabricante do equipamento, esteve na cozinha do Hospital mostrando e explicando todas as funções e opções do forno combinado.

Também orientou como fazer as preparações do cardápio no forno, qual o tempo, temperatura e função usar em cada caso (seco, vapor, combinado, banho-maria e regeneração). Também falou das vantagens e explicou o modo de fazer a limpeza diária.

Em seguida, as colaboradoras prepararam pratos do cardápio, sob a orientação do chef. Os resultados foram aprovados, assim como o uso do novo equipamento.

Vantagens e benefícios Os principais são:

- A comida preparada é mais saudável, nutritiva e apetitosa; conserva o sabor original dos alimentos, pois não retira deles os nutrientes e vitaminas.

- Diminui significativamente (cerca de 80%) o consumo de óleo, já que o equipamento consegue extrair a gordura do próprio alimento.

- Maior rendimento com consumo significativamente menor de energia, água e gás. Permite, no geral, uma redução de 40% nos custos.

- Dispensa ou diminui o uso de outras máquinas, como fogões, fritadores, microondas, otimizando o espaço e o tempo.

- Permite que vários alimentos diferentes sejam preparados juntos, sem misturar os sabores e também sem perder seus nutrientes.

- O processo de cocção possibilita a redução de até 20% nas perdas de matérias-primas, principalmente em relação a carnes que não desidratam e perdem menos peso.

- Forno permite controlar o tempo de preparação, evitando que os alimentos queimem.

- Facilita e otimiza o tempo de trabalho e as atividades desempenhadas pelas funcionárias do setor.

- Ajuda na melhoria do ambiente de trabalho, pois além de facilitar o serviço e ser prático para limpar, o forno combinado tem isolamento térmico, deixando o calor do forno apenas dentro do próprio forno.

Última atualização em Sex, 06 de Outubro de 2017 16:59
 
Santa Casa Saúde: Seu Plano Para Bem Viver Berçario Vitual Educação Continuada Doe Sangue Ouvidoria Comunicação Bem Viver EducaSUS